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Maranhão

Raimundo Nonato

Raimundo Nonato Pinheiro nasceu em Viana, Maranhão, em 29 de março de 1962. Filho de Maria Domingas Pinheiro, e de pai já falecido, veio ao mundo pelas mãos de uma parteira. Brinca no Boi de Narciso, em Viana, há muitos anos. Segundo ele, é a turma da região que tem mais cazumbas. Sempre foi empolgado pelo personagem. Começou a fazer careta profissionalmente aos 18 anos, em 1980. Depois de certo tempo, percebeu que suas produções agradavam, quando começou a receber recados de pessoas que queriam fazer encomendas. Em entrevista a Maria Mazzillo (2005), conta que morou no Rio de Janeiro por 16 anos, trabalhando na construção civil, quando “ganhou intimidade com o ferro e outros materiais. Essa experiência foi incorporada ao ofício de construir as torres de caretas”. Retorna para São Luiz, em 1998, e após este período fora, volta a se dedicar a feitura de caretas. Ao longo dos últimos anos, já fez tantas e tão diferentes, que às vezes se surpreende com algumas, não reconhecendo como suas, de imediato. Usa como matéria prima principal, a madeira e o ferro, tenho adicionado o isopor. Gosta do que faz, e a cada ano busca mudar alguma coisa, melhorar, “enfeitar mais” para “competir com os outros”. Entende-se como um escultor, seja na madeira, seja no isopor. Entalha os queixos e domina todo processo de produção: da derrubada da matéria prima até a finalização da máscara, que faz bem ornamentada. Gosta de trabalhar a paparaúba verde, quando ainda está macia. Conta que a madeira tem os seus segredos. Um deles é a forma de tirar: tem que cortar os troncos nas noites escuras. Antigamente usava crina de cavalo, agora não usa mais. Nunca usou dentes de animais ou coisas encontradas; sempre fez, ele mesmo, os adereços necessários. Acha o Bumba meu boi uma brincadeira relevante, por ser “expressão da cultura maranhense e vir de muito tempo. Gosto de fazer e de brincar. É importante que a brincadeira exista, prossiga. ”

Referências

COSTA, Maria Mazzillo. Careta de Cazumba. 1. ed. Rio de Janeiro: Associação Cultural Caburé, 2005. v. 1. 160p .

MANHÃES, Juliana Bittencourt. Memórias de um corpo brincante: a brincadeira do cazumba no Bumba-Boi Maranhense. Dissertação (Mestradono Programa de pós graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, 2009.

VAN DE BEUQUE, Flora Moana. Entre a roda de boi e o museu: um estudo da careta do Cazumba; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

MUSEU DO PONTAL - Filme “Artistas Cazumbas” – parte das atividades de pesquisa do Museu Casa do Pontal, realizado ao longo de 2018. O filme documenta e registra um dos principais polos de arte popular do país, que inclui a capital São Luís e a baixada maranhense (MA).

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