livros

Primeira Edição, 2006/2007
Museu Casa do Pontal, Rio de Janeiro
64  páginas

Os Seminários Temáticos Arte e Cultura Popular integram as ações do Ponto de Cultura do Museu Casa do Pontal e constituem, ao mesmo tempo, um desdobramento das atividades do programa educacional mantido pela instituição desde 1996. Têm como proposta reunir artistas populares, pesquisadores, educadores, universitários e gestores culturais para trocar idéias, aprofundar conhecimentos e, sobretudo, formular ações educativas, sociais e culturais que proporcionem experiências de diálogo relativas à arte e à cultura popular brasileira.

O programa educacional do Museu Casa do Pontal é voltado para estudantes e participantes de projetos sociais e visa ampliar o acesso a obras de arte popular brasileira e seus contextos histórico-culturais por meio de visitas teatralizadas ao acervo e exposições itinerantes educativas. Em 2005, passamos também a atuar como Ponto de Cultura do Programa Cultura Viva – proposta do Ministério da Cultura, que visa criar no país uma rede de espaços que funcionem como agentes culturais, interagindo com as comunidades de seu entorno.

Os textos reunidos nesta apostila têm como objetivo enriquecer os debates e fornecer aos participantes do seminário subsídios para uma reflexão crítica e propositiva. Desejando que tenham um bom proveito, agradecemos aos autores e a todos que colaboraram para a realização dos seminários.