14 jun

Museu Casa do Pontal participa do Passaporte Cultural Rio

No período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, cariocas e turistas desfrutarão de gratuidade e descontos em mais de 700 atrações culturais e serviços como bares, restaurantes, livrarias e transportes com a apresentação do Passaporte Cultural Rio. Idealizado pela Prefeitura do Rio e pela Secretaria Municipal de Cultura, ele pode ser solicitado pelo site www.passaporteculturalrio.com. A retirada ocorre nos postos de distribuição na Cinelândia e na Barra da Tijuca.

O Museu Casa do Pontal está entre as instituições culturais participantes do Passaporte Cultural Rio. Ao apresentá-lo, às terças-feiras, os brasileiros terão direito a entrada franca e receberão, até 30 de setembro de 2016 o carimbo da instituição em uma das folhas do Passaporte. Além disso, brasileiros e estrangeiros terão direito a descontos no passeio “Leme ao Pontal”, que acontecerá aos sábados durante o mês de agosto.

Segue abaixo descrição detalhada das atividades que realizaremos através do Passaporte Cultural Rio:

Entrada franca:

Exposição Permanente sobre Arte Popular Brasileira: a exposição reúne 4,5 mil obras de 216 artistas brasileiros, produzidas desde meados de 1950 até hoje, representativas das diversas culturas rurais e urbanas do Brasil, abrangendo atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas. São 1,5 mil metros quadrados de ocupação artística, com destaque para as centenas de peças do Mestre Vitalino (PE), as cinco obras mecanizadas do carioca Adalton Lopes, as cenas da vida cotidiana de Antônio de Oliveira (MG) e as esculturas em barro de Noemisa (Vale do Jequitinhonha, MG), que aborda os rituais festivos e as cerimônias religiosas. Todo o percurso das galerias é acompanhado por textos explicativos em português, inglês e francês; ampliações fotográficas com imagens dos artistas e de festas tradicionais e do folclore brasileiro. O Museu Casa do Pontal é organizado tematicamente em 12 setores que se sucedem no circuito da exposição: Profissões, Mestre Vitalino, Vida Rural, Ciclo da Vida, Brasil - Festa Popular, Jogos e Diversão, Circo, Arte Incomum, Arte Erótica, Cangaço e História do Brasil, Religião e Ex-Voto e Escolas de Samba.

"OSGEMEOS no Museu do Pontal": os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo apresentam a instalação "Bunker".  A obra, feita especialmente para o museu, é a primeira d’OSGEMEOS que ficará permanentemente no Rio de Janeiro. A instalação está nos jardins do Museu Casa do Pontal e apresenta elementos escultóricos, arquitetônicos e de pintura. A obra tem uma parte externa de concreto e uma escultura no interior, que foi pintada com uma tinta especial para suportar o calor e o frio. Segundo OSGEMEOS, o "bunker" tem diversos propósitos, como questionar, alertar, dialogar e, também, divertir.

Passeio Leme ao Pontal: para conhecer todas suas belezas, desenvolvemos o programa “Leme ao Pontal – O Brasil além do cartão postal”, um passeio diferenciado, que além de percorrer boa parte da orla da Cidade Maravilhosa, inclui uma lúdica e descontraída visita musicada à coleção do Museu.

O programa Inclui:

- Transporte em van de turismo

- Guia bilíngue especializado

- Ingresso para Museu Casa do Pontal

- Visita musicada à coleção com duração aproximada de 1H30

- Parada para fotos na Prainha

Realizaremos o passeio nos dias 13, 20 e 27 de agosto de 2016 da seguinte forma:

6 gratuidades mediante apresentação do Passaporte Cultural Rio

7 lugares no valor de R$ 80,00.

Horário: 9 às 14h

Embarque em qualquer um dos pontos a seguir, sendo Windsor Atlântica o primeiro ponto com saída das 9h: Windsor Atlântica, Copacabana Palace, JW Marriott, Pestana, Windsor Miramar, Sofitel, Fasano, Caesar Park, Praia Ipanema, Marina Palace, Sheraton Niemeyer, Royal Tulip RJ e Windsor Barra. Não toleramos atrasos.

Favor informar o ponto de embarque no momento do agendamento. O desembarque será efetuado no mesmo local.

Regulamento e inscrições por meio do formulário: http://goo.gl/forms/uhPLH6ektMs7lEXI2 (o período de inscrições se iniciará em julho)

Para mais informações escreva para comunicacao@museucasadopontal.com.br

Constam também na programação do período uma exposição temporária e shows. Acompanhe nossa programação em www.museucasadopontal.com.br

Sobre o Museu Casa do Pontal

É um dos principais museus do país. Considerado pelos turistas que vieram ao Brasil durante a Copa das Confederações como relevante, segundo pesquisa da Embratur, o Museu Casa do Pontal está em atividade há 40 anos e reúne o maior acervo de arte popular brasileira. Seu acervo, tombado pela Prefeitura do Rio como referência cultural da cidade, é composto por mais de 8.500 peças de 216 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. Recebeu por duas vezes consecutivas o Certificado de Excelência do TripAdvisor®, que é o maior site de viagens do mundo com aproximadamente 315 milhões de visitantes por mês.

Atualmente, o Museu conta com o patrocínio institucional do Ministério da Cultura, da Petrobras, da CAIXA e a parceria institucional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e da UNESCO.

Serviço:

Museu Casa do Pontal

Estrada do Pontal, 3295, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ. Telefones: 2490-4013, 2490-2429. Terça a sexta, de 9h30 às 17h. Sábado, domingos e feriados, das 10h30 às 18h. Grátis (para instalação no jardim) e R$ 12 (inteira). Mais informações: www.museucasadopontal.com.br

Entrada franca para toda a força de trabalho acompanhada por mais uma pessoa das empresas Petrobras e CAIXA, através da apresentação do crachá funcional.

Desconto de 50% do valor da entrada para os clientes do cartão Petrobras com o cartão.

14 de Junho de 2016