01 nov

Nova exposição itinerante do Museu Casa do Pontal na Biblioteca Parque de Manguinhos

O Museu Casa do Pontal inaugura, no dia 1° de novembro, a mais nova exposição itinerante com obras de arte de seu acervo, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, na Biblioteca Parque de Manguinhos.

A exposição A Vida das Ruas apresenta 37 conjuntos de autoria de 10 artistas de várias partes do Brasil, abrangendo mais de 60 modelagens em barro, entalhes em madeira e uma construção feita com sucata de metal.
Exibe brincadeiras de crianças (MG), jogos de adultos (RJ), trabalho de ambulantes (RJ e MG), o uso das praças e dos espaços públicos (PE, RJ, MG, SP), as danças e celebrações como jongo (BA), capoeira (SP), carnaval (CE) e futebol (PE). E, ainda, a rua como espaço do exercício da cidadania e das reivindicações políticas (CE, PE).

Fotografias de personagens cariocas de autoria do cientista social Gabriel Q. Kubrusly complementam a mostra, que pretende chamar a atenção para a dinâmica da vida urbana contemporânea, contribuindo para o entendimento deste território de uso comum.

O dia da inauguração conta com uma visita teatralizada realizada por atores educadores às 16 horas.

Serviço:
A VIDA DAS RUAS
45 obras — 37 conjuntos de autoria de 10 artistas de várias partes do Brasil e oito fotografias em grandes formatos de Gabriel Kubrusly.
Abertura: sexta-feira, dia 01 de novembro de 2013 – 15 horas
Visita teatralizada: 16 horas.
Exposição: de 02 de novembro à 01 de dezembro de 2013
Visitação: terça a domingo das 10h às 20h.
Atividades educativas sob agendamento

ENTRADA FRANCA

Biblioteca Parque de Manguinhos
Avenida Dom Hélder Câmara, 1.184 (atrás do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila)