Notícias

14 set

Pocket-show OTTO NO MUSEU CASA DO PONTAL acontece no próximo dia 24

Após o sucesso do pocket-show realizado em 2015, durante a abertura da exposição “Figuras e Brincantes – Arte e Performance na Cultura Popular”, o cantor e compositor OTTO retorna ao Museu Casa do Pontal para uma nova apresentação visceral no mesmo formato. O evento faz parte das comemorações dos 40 anos do Museu Casa do Pontal e ocorre no próximo dia 24 de setembro, das 16h às 21h, na Estrada do Pontal, nº 3295, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro. Antes e depois haverá DJ tocando muito forró e outras músicas regionais brasileiras. Uma van fará o transporte gratuito dos participantes saindo da Estação BRT Pontal.

O evento foi contemplado por um edital da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e integra o Circuito Cultural Rio, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, que termina em setembro de 2016. O patrocínio institucional da Petrobras via lei de incentivo estadual é fundamental para a realização desse e outros eventos no Museu.

A apresentação do cantor Otto inicia às 18h. Expoente da música brasileira contemporânea, o cantor e compositor OTTO retorna ao Museu Casa do Pontal para uma apresentação especialíssima com um setlist exclusivo para o evento. Além de seus grandes sucessos, como “Crua” e “Seis Minutos”, o artista apresentará músicas que fazem parte da turnê “#RecuperaTour” em versão power trio.

Sobre OTTO

Ex-percussionista da primeira formação da Nação Zumbi e do Mundo Livre S/A, Otto saiu dos fundos dos palcos para trazer o ousado "Samba pra Burro" à tona. Louro de olhos azuis e nascido em Belo Jardim no Agreste Pernambucano, Otto é descendente de holandeses e índios. Saiu de Pernambuco em 1989 para passar dois anos na França, tocando percussão nas ruas e metrôs de Paris. Na volta, aportou no Rio de Janeiro e chegou a animar o som de uma gafieira ao lado de Jovelina Pérola Negra. Do Rio de Janeiro, Otto rumou para o Recife, quando conheceu duas pontas de lança do movimento mangue beat: Chico Science e Fred Zero Quatro.

Nessas idas e vindas, absorvendo as correntes, nascia seu estilo. Sempre embalado pelo som de influências locais, começou a interessar-se pela música eletrônica. Resgatando ritmos brasileiros e fundindo-os ao som eletrônico, raiz e modernidade somaram-se em "Samba pra Burro", numa dobradinha que acentuou-se quando mudou-se de Recife para São Paulo. Foi saudado pela imprensa como autor de um trabalho inventivo e estimulante, numa colagem de maracatu com drum'n'bass, forró com rap.

Sobre o MUSEU CASA DO PONTAL:

O Museu do Pontal foi inaugurado em 1976 pelo design francês Jacques Van de Beuque. É um dos principais museus do país e reúne o maior acervo de arte popular brasileira. Suas obras contam histórias e costumes do povo brasileiro, resultado de quarenta anos de pesquisas e viagens de Jacques pelo Brasil. Seu acervo, tombado pela Prefeitura do Rio como referência cultural da cidade, é composto por mais de 8.500 peças de 216 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. O museu já realizou mais de 70 exposições parciais do acervo no Brasil e em outros 15 países, além de já ter sido visitado por milhares de estudantes, moradores do Rio e turistas.

Admirado por personalidades estrangeiras como o escritor José Saramago, aplaudido por brasileiros como o músico Gilberto Gil e pela futebolista Marta, reconhecido como Patrimônio Artístico e Cultural do Rio de Janeiro, o Museu Casa do Pontal é fundamental nos roteiros cariocas.  Definitivamente um passeio completo, deslumbrante e imperdível para adultos e crianças.

É considerado pelos turistas que vieram ao Brasil durante a Copa das Confederações como extremamente relevante, segundo pesquisa da Embratur. Em 2013, foi eleito pela Revista Época o terceiro melhor museu do Rio de Janeiro. Foi escolhido, em 2014, para representar o Brasil no Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

No dia 23 de junho deste ano, foi anunciado o início das obras da nova sede do Museu do Pontal, na Barra da Tijuca. O Museu do Pontal será transferido para um terreno de 14 mil metros quadrados na Avenida Célia Ribeiro. A prefeitura fez a cessão do local por um período de 50 anos renováveis e a administração do Museu fará o gerenciamento do novo espaço cultural. Durante o período de obras, a antiga sede continuará aberta ao público no Recreio dos Bandeirantes e, durante os Jogos Olímpicos, oferecerá diferentes programações para os cariocas e turistas que estiverem na cidade, além de continuar promovendo visitas educacionais, exposições, seminários e shows.

Sobre o CIRCUITO CULTURAL RIO:

Idealizado pela Prefeitura do Rio, o Circuito Cultural Rio conta com mais de 700 atrações, selecionadas e patrocinadas por meio dos editais da Secretaria Municipal de Cultura, que serão apresentadas em mais de 100 espaços culturais espalhados por toda a Cidade, além dos eventos que acontecem ao ar livre. Com peças de teatro, exposições, shows, espetáculos de dança, atrações circenses, eventos de gastronomia, manifestações de rua, saraus, bailes e afins, o Circuito Cultural Rio vai possibilitar uma experiência integral da diversidade cultural carioca.

SERVIÇO

OTTO no Museu Casa do Pontal

Data: 24 de setembro de 2016, de 16h às 21h. OTTO, às 18h.

Antes e depois DJ tocando muito forró e outras músicas regionais brasileiras.

ENTRADA FRANCA. TRANSPORTE GRATUITO NA ESTAÇÃO BRT PONTAL.

Museu Casa do Pontal: Estrada do Pontal, 3295, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ. Telefones: 24904013, 2490-2429. Terça a sexta, de 9h30 às 17h. Sábado, domingos e feriados, das 10h30 às 18h. Grátis (para instalação no jardim) e R$ 12 (inteira). Mais informações: www.museucasadopontal.com.br

Entrada franca para toda a força de trabalho acompanhada por mais uma pessoa da empresa Petrobras através da apresentação do crachá funcional.  Desconto de 50% do valor da entrada para os clientes do cartão Petrobras com o cartão.

Assessoria de Comunicação Museu Casa do Pontal

Chandra Santos: (21) 2205-3008 - (21) 2558-2023  - comunicacao@museucasadopontal.com.br

Foto: Marcelo Omena/Museu Casa do Pontal

Tags:
14 de Setembro de 2016