Notícias

08 abr

Programa Educacional do Museu Casa do Pontal completa 20 anos

Entre as ações estão visitas-teatralizadas gratuitas para estudantes e formação de educadores 

Desde sua criação, em 1996, o Programa Educacional do Museu Casa do Pontal já atendeu mais de 230.000 participantes. Ele é composto por três linhas de atuação: visitas-teatralizadas, exposições itinerantes educativas e capacitação de educadores e gestores socioculturais. O projeto conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras e da Caixa Econômica Federal.

Visitas-teatralizadas gratuitas

Na 1ª linha de ação estão as visitas-teatralizadas gratuitas à exposição permanente do Museu Casa do Pontal, oferecidas para estudantes da rede pública e participantes de programas sociais. Crianças e jovens, da educação infantil ao ensino médio, são recebidos por arte-educadores que os convidam a uma viagem cultural, utilizando linguagens como a música, o teatro de bonecos, o cordel, a “contação” de histórias, desafios, trovas e versos. Os roteiros são adaptados às diferentes faixas etárias e alguns temas podem ser priorizados durante a visita, de acordo com o projeto pedagógico da instituição.

Durante a visita os participantes são estimulados a refletir sobre a diversidade cultural brasileira, as relações entre o mundo do campo e o das grandes cidades, os processos migratórios, as diferentes profissões, as práticas sociais, as relações familiares, as festividades e, ainda, sobre questões próprias ao universo das artes plásticas, os processos criativos dos artistas e os materiais que utilizam para fazer suas esculturas. São visitas lúdicas que mexem com nossa memória afetiva. 

As visitas educacionais teatralizadas duram aproximadamente uma hora e trinta minutos e são oferecidas de terça a sexta-feira, de manhã ou à tarde. O Museu possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção.

O agendamento prévio para grupos escolares é obrigatório e pode ser feito de terça a sexta-feira das 9:30 às 17:00. Para agendar entrar em contato com Ivete pelos telefones (21) 2490-2429 / 2490-4013 / 99588-4992 ou pelos e-mails: atendimentopontal@gmail.com e atendimento@museucasadopontal.com.br

Exposições itinerantes educativas

Na 2ª linha de ação do Programa Educacional estão as exposições itinerantes educativas. Realizadas, anualmente, em centros culturais e bibliotecas públicas em diferentes bairros do Rio de Janeiro e municípios da Baixada Fluminense, propiciam o acesso ao acervo aos múltiplos segmentos sociais do estado do Rio de Janeiro.

Em algumas localidades essa atividade atende comunidades que nunca tiveram acesso a museus. As exposições possibilitam que obras originais saiam dos circuitos museológicos para a periferia, atingindo com a mesma qualidade expositiva um público que dificilmente teria acesso a mostras desse gênero. O agendamento das escolas e programas sociais é realizado em parceria com as localidades atendidas, que recebem as exposições.

A penúltima exposição realizada, “A Vida das Ruas” – que ocorreu, entre 2013 e 2014, em seis localidades diferentes – atraiu milhares de expectadores. Atualmente o Museu Casa do Pontal leva para a Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, em Duque de Caxias, a exposição "Fluxos e Migrações" (saiba mais aqui.)

Capacitação de educadores e gestores socioculturais

A 3ª linha de ação é a capacitação de educadores e gestores socioculturais, por meio de oficinas, seminários e publicações. A partir da compreensão destes profissionais como multiplicadores, o Museu fornece subsídios para o aprofundamento do conhecimento sobre a arte e a cultura popular brasileira, atuando em consonância com os conteúdos de educação patrimonial previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Este aprofundamento é oferecido tanto através do aspecto conceitual, como por meio da formulação e da troca de experiências sobre atividades que possam ser efetivamente implementadas no dia-a-dia dos profissionais.

Entre as atividades desenvolvidas estão apresentação cultural do museu a estudantes de educação, educadores e gestores socioculturais; capacitação de educadores e gestores socioculturais que desejam participar do Programa Educacional e Social do Museu Casa do Pontal e levar, como desdobramento, alunos e participantes de programas sociais para visitas teatralizadas à exposição permanente ou ações educativas nas exposições itinerantes; a capacitação de educadores e gestores socioculturais que tenham interesse em se aprofundar em temas relativos a arte e a cultura popular; e a produção de materiais de referência sobre arte e cultura popular para educadores e gestores socioculturais que possam ser utilizados como fonte de pesquisa e conteúdo pedagógico.

Projeto promove a cultura nacional 

A diretora e curadora do Museu Casa do Pontal, Angela Mascelani, destaca que o mais interessante no projeto educacional é que os visitantes têm contato com grande diversidade de obras de arte e, portanto, com a diversidade de pensamentos de artistas brasileiros que nem sempre são escutados.

“Falar de arte popular é sempre falar de um coletivo de vozes. É abandonar as zonas de silêncios. Pois não existe “o” artista popular como um tipo único. Cada artista tem o seu próprio olhar, o seu próprio modo de ver a vida, distintas maneiras de buscar por seus sonhos. O Brasil é vasto, temos diferenças enormes de norte a sul. A visita teatralizada que é feita por atores músicos propicia o contato visual, favorece o conhecimento e provoca outros sentidos. Por meio de outras linguagens artísticas como a música, a encenação, a contação de histórias os visitantes podem ter uma experiência profunda de brasilidade”, enumera Mascelani.

Já a Coordenadora do Projeto Educacional, Cecília Einsfeld, destaca a importância da ação para valorizar a cultura nacional perante o mundo globalizado, onde a cultura estrangeira impera na mídia e nas grandes cidades do Brasil.

“Muitas vezes o primeiro contato que crianças e adolescentes têm com a cultura popular brasileira é quando visitam o acervo do Museu do Pontal através de uma visita teatralizada e musicada. Através desta mediação lúdica e interativa, os alunos mergulham no universo da cultura popular espontaneamente e se dão conta de como a cultura brasileira está presente em diversos aspectos do dia a dia de cada um de nós”, frisa Einsfeld acrescentando que a tomada de consciência se torna visível quando crianças e adolescentes começam a se identificar com elementos representados pelas obras de arte ou por algo que o arte-educador contou através de histórias, cantou através de melodias ou tocou através do violão e de tantos outros instrumentos de percussão usados nas manifestações culturais do nosso país.

Sobre o Museu Casa do Pontal

Considerado pelos turistas que vieram ao Brasil durante a Copa das Confederações como um dos principais museus do país, segundo uma pesquisa da Embratur, o Museu Casa do Pontal está em atividade há mais de 35 anos e reúne o maior acervo de arte popular brasileira. Seu acervo, tombado pela Prefeitura do Rio como referência cultural da cidade, é composto por mais de 8.500 peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. Em 2015 o Museu Casa do Pontal recebeu o Certificado de Excelência do TripAdvisor®, que é o maior site de viagens do mundo com aproximadamente 315 milhões de visitantes por mês.

Atualmente, o Museu conta com o patrocínio institucional do Ministério da Cultura, da Petrobras, do IRB Brasil RE, da CAIXA e a parceria institucional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e da UNESCO.

Serviço:

Museu Casa do Pontal || Estrada do Pontal, 3295, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ. Telefones: 24904013, 2490-2429. Terça a sexta, de 9h30 às 17h. Sábado, domingos e feriados, das 10h30 às 18h. Grátis (para instalação no jardim) e R$ 12 (inteira). Mais informações: www.museucasadopontal.com.br

Entrada franca para toda a força de trabalho acompanhada por mais uma pessoa das empresas Petrobras, IRB Brasil RE e CAIXA, através da apresentação do crachá funcional.

Desconto de 50% do valor da entrada para os clientes do cartão Petrobras com o cartão.


Informações à imprensa: Chandra Santos | Assessoria de Comunicação Museu Casa do Pontal |Tels: (21) 2205-3008 / (21) 2558-2023 | comunicacao@museucasadopontal.com.br

 

Tags:
Educativo
08 de Abril de 2016