Patrocinadores

BNDES

O BNDES, entre 2004 e 2005, apoiou o Museu Casa do Pontal por meio do Plano Anual de Atividades aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2005, 2008 e 2010, o Museu teve projetos voltados para o fortalecimento institucional selecionados nas edições do Edital de Preservação de Acervos do BNDES por meio de investimento financeiro via recursos do Fundo Cultural do BNDES. Em 2011, o BNDES foi o patrocinador principal da exposição "O Brasil na Arte Popular" realizada no Museu Nacional de Brasília. O edital de 2010 o BNDES apoiou entre outras ações, a dinamização do fluxo de turismo ao Museu. Em 2020, BNDES, Museu Casa do Pontal e a Arte Popular Brasileira estão juntos novamente.

IBRAM

O IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, orgão vinculado ao Ministério da Cultura, é parceiro do Museu Casa do Pontal desde sua fundação, em 2009, tanto por meio da celebração de convênios, como pelo diálogo institucional e divulgação das diversas atividades desenvolvidas pela instituição.

UNESCO

A UNESCO é parceira institucional do Museu Casa do Pontal desde 2004. Esta relação possibilitou diálogos que fundamentaram o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a formulação das atividades especialmente nas áreas educativa e social. Em 2008, apoiou a publicação do Caderno de Conservação e Restauro de Obras de Arte Popular Brasileira, permitindo a divulgação de conhecimentos específicos acumulados nesta área pelo Museu Casa do Pontal ao longo de sua atuação.

Apresentação

O Museu Casa do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Criado em 1976 pelo colecionador Jacques Van de Beuque, o Museu Casa do Pontal foi mantido por ele durante mais de 20 anos. Em meados da década de 1990, passou por um amplo processo de institucionalização e ampliação de seu papel social, cultural e museológico, agregando à sua missão a realização de atividades sistemáticas de pesquisa, exposições, ações educativas, atendimento social, conservação e restauro, sempre no campo da arte e da cultura popular brasileira.

A instituição trabalha de forma continua pelo estabelecimento de uma rede de patrocinadores e parceiros que viabilizam a manutenção de suas atividades permanentes e a realização de projetos de extensão.

Você e a sua empresa também podem fazer parte do Museu Casa do Pontal.  As possibilidades de parceria são diversas.